• Dr. Guilherme Giorelli

QUAL MELHOR EXERCÍCIO PARA A PERDA DE PESO?

Aula de Spinning, sala de musculação, corrida na rua ou Crossfit. Todos esses exercícios tem seguidores apaixonados afirmando que cada um dele está certo!

Ex: Eu amo Crossfit! É o melhor exercício!

Mas saiba também, existem muitas pessoas que odeiam fazer exercícios!

Tentar falar sobre exercício físico com um grupo de amigos, é perceber que assim como as dietas, muitos tem receitas simples e infalíveis para curar todas as pessoas da obesidade. Entretanto, infelizmente, obesidade não tem cura.

Mas calma, temos tratamento.


Na obesidade, obrigatoriamente, o tratamento inclui alimentação e exercícios, mas não existe uma única dieta ou exercício para resolver o problemas de todas as pessoas.

Cada pessoa é unica, portanto seu tratamento também deveria ser.

Entenda nunca um exercício ou uma dieta terá resultado idêntico em duas pessoas diferentes.


Para entender a individualização do exercício no tratamento da obesidade precisamos de dois conceitos:

1- Quando você sai da academia, a academia não saiu de você. 2- Assim como todo remédio, exercício precisa da dose correta e agir no causa do problema.

Seja Spinning, musculação, corrida ou Crossfit, quando você terminar de fazer o treino, o seu organismo vai reagir.

Essa reação orgânica pode durar até 72 horas. Hormônios começam a ser produzidos pelo tecido muscular, artérias e veias tem que se adaptar a um aumento da quantidade de sangue que sai do coração. Seu cérebro é inundado por uma serie de substâncias químicas que podem agir diminuindo sua ansiedade.

Existem diferenças nessa produção hormonal e estímulo muscular, entre todos os exercícios. Mas infelizmente ainda não existem estudos científicos com todos os exercícios na terapia da obesidade.


Até lá, faça o exercício que vc mais ama, ou o que vc menos odeia. Mas saiba tem que fazer.


Seja pelo estimo para aumento da massa muscular na sala de musculação, ou da energia da música que contagia seu coração na sala de spining, ou da gameficacao de uma aula de Crossfit ou de interagir com a natureza em ruma corrida de rua. Todos os exercícios fazem bem pra a saúde.


O melhor exercício é aquele que você faz e consegue continuar fazendo. Se fizer intenso demais poderá te lesionar, se fizer leve demais não trás resultado: portanto é preciso sempre ajustar na dose correta para você!

Procure um profissional de saúde da sua confiança. Bons treinos!


Autor

Guilherme Giorelli – Médico Nutrólogo e do Esporte – @guilhermegiorelli