• Dra. Vivian Suen

EXISTE REMÉDIO PARA OBESIDADE?

A obesidade hoje em dia é considerada uma doença crônica, da mesma forma que o diabetes e a pressão alta por exemplo.

Sendo assim precisa de tratamento por toda a vida. O tratamento consiste na mudança da alimentação e na realização de exercício físico e o remédio pode ser acrescentado pelo médico que trata do paciente quando ele achar necessário. Os medicamentos para tratar a obesidade que são aprovados no Brasil são o orlistate, a sibutramina e o liraglutide.

O Orlistate impede que parte da gordura que ingerimos na alimentação seja absorvida pelo intestino.

A Sibutramina faz a gente sentir mais cheio, mais saciado. O Liraglutide diminui a nossa fome. Tanto a Sibutramina como o Liraglutide agem no nosso cérebro.

Esse remédios todos possuem efeitos colaterais que podem ser muito sérios. O Orlistate pode dar diarreia, A Sibutramina pode aumentar a pressão arterial e dar taquicardia também e o Liraglutide pode dar náuseas e vômitos.

Então esses remédios devem ser prescritos por médico. A pessoa não pode tomar sem orientação e sem acompanhamento médico.

Importante lembrar que esses remédios levam à perda de peso, porém quanto maior for o grau de obesidade da pessoa menor o efeito deles. Existe risco de ganhar de volta o peso perdido, por isso a doença precisa de tratamento contínuo.


Autor

Dra. Vivian Suen é titular de nutrologia da USP de Ribeirão Preto